quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ensaio do Gera Samba no Espanhol

Esse era um evento imperdível para a galera colegial e mais amadurecida nos anos 90.

O ensaio do Gera Samba foi um dos percursores da domingueira da cidade.

Antes da fama, os ensaios aconteciam na Federação, em algum desses lugares que até hoje tem função dupla na cidade: de dia é estacionamento e à noite vira um 'cacete armado' (essa é uma das expressões mais baianas que eu conheço!) para alguma banda desconhecida, ou não!, arranhar o cavaquinho e o dono vender algumas cevas...

O Gera Samba foi formado em 1992 com dez músicos. Por favor, olhem nesse quadro ao lado (extraído do Wikipedia) a função do Jacaré... Alguém me bate um abacate, por favor!!

O grupo passou por algumas transformações ao longo do tempo. No início o Gera Samba mantinha um estilo frouxo de pagode tendo como uma de suas músicas mais famosas da época "A Cordinha".

Mais tarde, o grupo teve que passar pelas primeiras transformações. Um delas é o fato de surgir uma nova manifestação de pagode, um estilo próprio da 2ª geração do pagode, de grupos como Gera Samba tendo como a música mais famosa "É o Tchan" de 1996.

Em 1995, houve a primeira cisão do grupo. Dois músicos saíram do Gera e fundaram outro grupo, o Terra Samba.

Em 1997, ocorreu a segunda cisão. Parte do Gera Samba se tornou um grupo de samba com axé, que devido ao sucesso do albúm de 1996, passou a se chamar É o Tchan!.

Mas voltemos ao tema...

A movimentação na frente do Clube Espanhol começava cedo. Há 15 anos atrás, festa no domingo acabava 22h! Nada parecido com o Alto do Andú nos tempos de pescaria atual....

Não lembro ao certo o horário que começava, mas acredito que 18h já estava todo mundo lá dentro com o couro comendo (não acredito que estou dizendo isso do Gera Samba!). A maioria dos caras ia direto da praia para continuar biritando no posto ao lado.

Mas a mulherada não! Elas passavam em casa, tomavam banho e colocavam a bermuda jeans da DIMPUS para depois ir...

Lá dentro era um Deus nos acuda, como toda festa naquele pico. Estrutura de bares e banheiros ruins, gente se espremendo lá e outro tanto segurando corda, barbante, pedaço de papel ou qualquer outra coisa que pudesse simular a cordinha quando era executada a famigerada 'Dança da Cordinha'.

Relembrando:

Essa é a nova onda
Que eu vou lhe ensinar
Por debaixo da cordinha
Você vai ter que passar

Remexendo assim com o Gera
A menina e o rapaz
É o bicho da cara preta
Mostrando como é que faz

Passa gordão
Passa magrinha
Quero ver você passar
Por debaixo da cordinha

Depois o Gera virou O Tchan! e se tornou um fenômeno de mídia.

Lançou Carla Perez e Débora Brasil ao estrelato (sic! Essa foi foda...) e acabou como tudo que não tem consistência e se torna mais uma moda passageira com data de validade muito próxima de expirar.

Mas se engana quem pensa que sua importância tenha sido reduzida.
O Gera Samba, depois É o Tchan! lançou um novo estilo musical que privilegiava a dança (sensual) e que depois exerceu influencia sobre outras bandas e, especialmente, outros ritmos musicais.

E você, lembra que já nos encontramos no Espanhol??!?

Abraço!

Tchê

Nenhum comentário: